A ministra do Esporte, Ana Moser, embarcou nesta segunda-feira, 17/7, para a Oceania. Ela e uma comitiva do Ministério do Esporte vão acompanhar a abertura da Copa do Mundo Feminina em partida entre Nova Zelândia e Noruega, na quinta-feira, 20/7, e o primeiro jogo da seleção brasileira, na segunda, 24/7, contra o Panamá.
Ana Moser recebeu do presidente Lula a missão de representar o Governo Federal na Austrália e na Nova Zelândia e de realizar articulações para trazer ao país o primeiro mundial feminino da América do Sul, em 2027.
“A grande novidade para o futebol feminino mundial seria a primeira Copa do Mundo da América do Sul. É uma região que tem um campo de crescimento grande para o futebol feminino. Para nós, no Brasil, seria importantíssimo, na medida em que a gente tem priorizado o desenvolvimento do futebol feminino, com uma estratégia de apoio ao desenvolvimento da modalidade, que estamos para apresentar”.
A Estratégia Nacional de Futebol Feminino, assinada pelo presidente Lula em 30 de março deste ano, apresenta condições de disputa de campeonatos internos, pensa em planos de carreira de atletas, amplia metodologias, especializações, espaços de iniciação esportiva e centros de treinamento.
MUNDIAL – Na Austrália e na Nova Zelândia, 32 seleções disputam o título a partir do dia 20 de julho. O Brasil está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá. A estreia das comandadas pela técnica Pia Sundhage será no dia 24 de julho, contra o Panamá, a partir das 8h (de Brasília), na cidade de Hindmarsh, na Austrália.
Na sequência, a equipe enfrenta a França, no dia 29, em Melbourne, e fecha a participação na fase de grupo contra a Jamaica, no dia 2 de agosto. Como na regra habitual dos Mundiais, duas equipes se qualificam para a fase de mata-mata em cada grupo. A decisão está marcada para 20 de agosto, no Estádio Olímpico de Sydney.